Negócio Próprio: o Seu Irá Durar Mais Que 4 Anos?

laptop a frente com uma pessoa escrevendo em um caderno ao lado

Um grande sonho de muitos profissionais é ter independência, liberdade e até felicidade abrindo um negócio próprio.

Entre pessoas da minha geração eu ouço muito sobre ser empreendedor. Sobre a felicidade de ser dono de um negócio próprio, “seja seu chefe e viva feliz”, entre outras coisas.

Mas essa expressão toda de felicidade não se reflete nos números que o SEBRAE, IBGE e outras instituições que avaliam o empreendedorismo no país encontram em seus estudos. Os números indicam que quase metade das empresas abertas no Brasil, fecha após quatro anos.

O interessante é que essa estatística é coletada há vários anos e o resultado varia muito pouco. A estatística mostra aproximadamente o mesmo resultado independente de governo, cenário financeiro nacional ou global. Mas então vem a grande pergunta: Por que o sonho de ser empresário dura tão pouco?

O fato é muitas pessoas começam um negócio próprio através de sua habilidade técnica, ou seja, seu dom natural ou grande experiência técnica em um determinado mercado. É aí que mora o grande desafio.

O sonho que começa com a alegria de ser livre, passa ao terror da concorrência. Vem em seguida a exaustão pela carga de trabalho e o desespero por não saber como reagir. Por fim vem a perda não somente do sonho, mas da felicidade de ser dono de seu próprio negócio.

Agora que você já sabe que governo, política ou crise financeira não é o que determina o sucesso do negócio, você deve se perguntar: Eu consigo saber se o meu negócio vai durar pelos próximos 4 anos?

Fases de Evolução de Quem Abre um Negócio Próprio

Para te ajudar a responder essa pergunta, vou compartilhar uma ferramenta. Eu uso com meus clientes e que vi muitos empresários de sucesso no mundo dos negócios utilizarem com sucesso.

Você precisa descobrir em qual Fase de Evolução se encontra como dono de seu próprio negócio:

  • Aventureiro: aquele foi atraído pela oportunidade. A duração de seu negócio será de aproximadamente 6 meses.
  • Empreendedor: a pessoa experiente que tem paixão pelo que faz. Porém alguns pontos cegos irão levar seu negócio a durar em torno de 3 anos.
  • Gestor Lendário: Aquela pessoa de negócio que passou por todas essas fases, mas que teve sabedoria para ter mentores. Estes lhe ajudaram a se tornar um expert em sair do mindset de entender apenas DO negócio, para entender DE negócios.

Esses últimos são as pessoas que hoje conseguem transformar o seu sonho de ter um negócio próprio em uma história de sucesso perene, durando em média 3 gerações. Descubra onde você está! Isto é o que fará você encontrar o caminho que vai levar seu negócio e todas as pessoas ao seu redor a um novo mundo de felicidade, sucesso, realizações e grandes feitos.

Comente comigo o seu resultado. Assim poderei compartilhar mais pistas de como você pode evoluir de Aventureiro até se tornar um Gestor Lendário.

Teste: Em Qual Fase Você Está?

Você pode baixar o teste abaixo em PDF no seguinte link: Teste: Negócio Próprio – Em Qual Fase Você Está?

Classificação

Com sua pontuação você vai saber se você está na fase do:

Aventureiro (12 a 35 Pontos): Você iniciou o seu negócio provavelmente atraído pela oportunidade e senão evoluir tende a durar na média 06 meses.

Empreendedor (36 a 48 Pontos): Você têm paixão pelo o seu negócio e por isto vive sobrecarregado, fato que limita o sonho em durar na média 03 anos

Gestor Lendário (49 a 60 Pontos): Você demonstra uma desejo forte de sempre evoluir na gestão de seu negócio, sua paixão por resultados, faz o sonho de ter um negócio virar uma história de sucesso que pode durar em média 03 gerações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *