Qual é o preço de uma vida sem plano?

, ,

Você já se perguntou o que acontece pois, apesar de todo seu potencial, não consegue alcançar o que sonha profissionalmente?

Já se perguntou por que faz tantas coisas, a ponto de não ter tempo de cuidar da própria saúde, e ainda assim não tem o resultado que espera?

Já pensou em desistir?

Começou a duvidar se realmente é capaz, se realmente tem todo o potencial que acreditou um dia ter?

Mas é só comigo que isso acontece?

Não, amigo, não é só com você. Isso é mais comum do que você pode imaginar. Ou até do que várias pessoas tem coragem de admitir.

Então o qual é a diferença? O que as pessoas que conseguem atingir suas metas têm de diferente?

A maioria das vezes, nada. As pessoas que alcançam não necessariamente tem um “dom especial”, um truque de mágica. O que elas fizeram, consciente ou inconscientemente, foi construir um planejamento alinhado para o que chamamos de As 3 esferas da vida.

O que são essas 3 esferas da vida?

As três esferas da vida são: Profissional, Pessoal e Financeira. Essas esferas estão intimamente ligadas e para o planejamento de uma dar certo, ele precisa estar alinhado com o planejamento das outras duas.

Sério? Então não posso planejar só o profissional e adaptar as outras duas?

Até pode, mas vai ser muito mais difícil e o resultado não necessariamente vai trazer a satisfação que você pode estar imaginando. Vou dar alguns exemplos:

  • Você escolhe uma carreira que te trará uma um retorno financeiro altíssimo. Passado alguns anos, você está infeliz, pois esta carreira com um retorno financeiro altíssimo não te permite praticar seu esporte favorito, é exaustiva ou faz com que você trabalhe ou viaje muito e passe muito tempo longe de sua família ou de seus amigos.
  • Você define que quer se aposentar aos 40 anos e então passar o resto da vida viajando o mundo. Mas a carreira que você escolheu só permitirá que você se aposente aos 65 anos.
  • Você quer morar no campo (ou na praia, escolha seu favorito!). Mas a carreira que você escolheu não te permite trabalhar de qualquer lugar.

Nossa, mas então é impossível conciliar essas esferas?

Não, só de ler esse texto até aqui você já está na frente de uma multidão de pessoas que não tem nem ideia da existência e muito menos da importância dessas três esferas.

E agora?

Você quer atingir sua vida ideal?

Você quer aprender o segredo para conseguir alinhar essas esferas na sua vida?

Se você respondeu “SIM” a alguma dessas perguntas, se prepare! Nos próximos 5 minutos você vai aprender um método para fazer seu plano de vida!

Em primeiro lugar, pegue lápis e papel. Agora imagine qual é a vida que você quer ter e vá anotando tudo. Onde você quer morar, o que você faz com o seu tempo, o que você faz nas suas férias, quem está nesta vida com você?

E eu preciso anotar tudo isso? Agora?

Sim, precisa. Pesquisas mostram que quem escreve suas metas tem muito mais chance de realiza-las do que quem não escreve.

Agora que você colocou tudo no papel (esfera pessoal), pense em quanto custa essa vida (esfera financeira) e em o que você fará para ter esse resultado financeiro de que precisa (esfera profissional).

Ah, mas isso vai funcionar mesmo? Se é tão fácil assim, por que quase ninguém faz isso?

Acredite, posso afirmar com 100% de certeza que se você não fizer esse exercício, nunca vai saber o quanto está perto ou longe de sua vida ideal. E você pode se surpreender com o quanto pode ser mais fácil do que imagina. A maioria das pessoas não alcança o que deseja simplesmente por desistir no meio do caminho e não por terem tentado e falhado.

Não colocar sua vida ideal no papel, é o mesmo que querer planejar uma viagem sem nem saber pra que cidade vai.

Tá bom vai.

Qual o próximo passo então?

Agora que já sabe aonde quer chegar, já consegue definir quais são os passos que precisa seguir pra chegar lá, quais são os objetivos que precisa ter.

“O degrau da escada não foi inventado para descansar, mas para sustentar um dos pés da pessoa tempo o bastante para que ela possa elevar o outro” – Thomas Henry Huxley

Definiu quais são os degraus da sua escada?

Agora escolha uma metodologia para te dar suporte, ferramentas e práticas na sua jornada em direção a sua vida ideal.

Olhe para o que escreveu, olhe e perceba que esse plano de vida te fará viver plenamente sua vida ideal ao longo dos anos, e não esperar os anos passarem para quem sabe um dia viver a vida que quer.

E aí, pronto para começar a escrever seu plano?

 

 

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *